A responsabilidade pela educação da criança inicia-se com a família, desde o ventre materno. A escola já percebe os valores familiares da criança assim que ela chega, na Educação Infantil. Todavia, ainda que essa educação seja prioritariamente responsabilidade da família, uma escola cristã deve valorizar e reforçar os princípios bíblicos na formação da criança em todos os momentos.
Muitas vezes, as aulas de Educação Física são vistas como momentos de recreação pelos estudantes. Devemos mostrar aos alunos, porém, que as atividades físicas são excelentes oportunidades para o exercício de valores e fortalecimento de caráter, em momentos de competição esportiva, jogos colaborativos e exercícios físicos.
De maneira geral, o esporte na escola, contemplado pelo componente curricular da Educação Física, deve levar em conta a formação integral no aluno. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2018)[1], “Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo” (idem, p. 214). Por essa razão, a Educação Física, enquanto componente curricular, está inserido dentro da área das Linguagens, junto da Arte e dos estudos linguísticos, uma vez que “as práticas corporais são textos culturais passíveis de leitura e produção” (idem, p. 214).
Em uma perspectiva cristã de educação, pautada em princípios bíblicos, devemos promover uma formação em que a prática de esportes visa muito além da saúde e do cuidado com o corpo. Na prática esportiva, portanto, estamos propiciando a formação do caráter da criança, em conformidade com a visão bíblica, levando em conta quem somos e quem podemos ser por meio de Cristo.
Veja, a seguir, algumas das questões envolvidas nas atividades das aulas de Educação Física, dentro da perspectiva cristã de mundo:
- Como seres criados à imagem e semelhança de Deus devemos ter conhecimento do próprio corpo e da importância do cuidado com a saúde;
- Porque Deus criou mundo organizado e com leis determinadas, a participação em competições auxilia o aluno a compreender que vive neste mundo ordenado, portanto, deve respeitar regras, colegas e professores;
- Porque fomos Criados por Deus com aptidões diferentes, a compreensão de que há vencedores e perdedores em jogos competitivos é essencial para a criança;
- Porque Deus nos chama a amarmos o próximo como a nós mesmos, o controle das emoções e respeito à emoção do próximo pode ser promovido durante a prática dos esportes. Os vencedores devem saber respeitar a tristeza dos que perderam e deve-se controlar a raiva e evitar discussões com times adversários.
Não podemos nos esquecer, também, de que o esporte na escola, assim como a arte, é um grande motivador e aumenta o vínculo do estudante com a comunidade escolar. A atividade física e esportiva pode contribuir com a convivência mais harmônica entre os estudantes. Quem não se lembra daquele amigo que sempre era escolhido por último para entrar no time? É fundamental incentivarmos os alunos que possuem mais facilidade nessas práticas a ajudar aqueles que sentem mais dificuldade, além de respeitarem os que precisam de mais tempo para se desenvolverem, levando o grupo todo a melhorar a convivência, a integração, a inclusão e a socialização.
[1] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
Karen Stephanie Melo Henriques é Coordenadora de criação de material didático de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais do SME.
Daniel Kauffman é analista teológico filosófico do SME.