Conheça o Twine e amplie possibilidades vinculadas à experiência de leitura e escrita

Professores são desafiados diariamente a incorporar em suas práticas estratégias que tragam o engajamento dos alunos, estimulem sua criatividade e mobilizem o desenvolvimento de habilidades para sua atuação na vida cotidiana. Nesse sentido, as práticas de leitura e escrita são fundamentais para a inserção de ações que contribuam para uma positiva transformação da sociedade.

O texto da BNCC registra que “o eixo Leitura aborda práticas de linguagem decorrentes da interação do leitor com o texto escrito”, portanto, o Twine pode auxiliar os professores nessa tarefa, sendo que é uma ferramenta tecnológica de código aberto para criar e contar histórias interativas, não lineares, variáveis e com imagens.

A ferramenta oferece aos estudantes acesso a narrativas ficcionais criadas na biblioteca do app e a funcionalidades básicas para a criação de novas histórias que estão dispostas em abas de fácil reconhecimento e de uso intuitivo em dispositivos eletrônicos, como laptops, smartphones e tablets. As produções podem ser importadas e compartilhadas com os colegas para que assumam novas configurações de enredo.

O recurso proporciona benefícios para escritores e leitores, pois há o registro de vários percursos de encadeamento do enredo, envolvendo escolhas de elementos narrativos: personagens, tempo, espaço etc. A teia de informações produzida pelos alunos considera a organização de informações coerentes, perpassando por dimensões do conhecimento factual, na ordenação e combinação das informações, ao metacognitivo em efetivação e julgamento das sequências narrativas redigidas, exercitando competências e habilidades de escrita.

Em relação aos leitores, o favorecimento está na exploração dos recursos disponíveis pela orientação criada anteriormente. Esses enredos customizados trazem a participação ativa do aluno leitor, apontando seu protagonismo na progressiva incorporação de escolhas durante a leitura. Os alunos leitores decidem, clicando nos ícones indicados, o percurso do enredo, as ações dos personagens, os lugares em que as ações se desenvolvem e criam leituras personalizadas a partir de opções repletas de intencionalidades semânticas.

Sendo assim, entende-se que todos, autores e leitores, desenvolvem habilidades duplamente, uma vez que ao cumprir o papel de autores precisam criar um enredo concatenado em diferentes direções de orientação textual, e como leitores, protagonizam a experiência literária, escolhendo o percurso que desejam para a construção dos sentidos do texto.

 Na perspectiva da linguista Koch (2015), “a maior preocupação é o texto, envolvendo todas as ações linguísticas, cognitivas e sociais envolvidas em sua organização, produção, compreensão e funcionamento no seio social”, portanto, considerar a produção de texto e a significação das mensagens nele expressas configura-se como uma potente estratégia pedagógica presente na estrutura do recurso Twine.

Por meio da ferramenta, as possibilidades de construção textual e significação dos elementos narrativos não se findam com a versão do autor. A participação do leitor ressignifica as mensagens a partir de escolhas particulares, criando uma rede de enquadramentos customizados. Considerando isso, temos o protagonismo duplo, alternando os papéis de autores e escritores, desenvolvem-se habilidades do eixo Leitura e eixo Produção de Textos contidos na BNCC.

Além dessas ações, o uso da ferramenta favorece a oralidade no que se refere aos processos de percepção, compreensão e representação das narrativas. As experiências de leitura podem ser compartilhadas oralmente, informando os caminhos percorridos por cada um. Nessa situação de aprendizagem, os estudantes descobrem novas possibilidades de construção de sentidos, sentem-se estimulados a ler as narrativas seguindo outros caminhos e fazendo novas descobertas.

Prática escrita, desenvolvimento do gosto pela leitura, estímulo à imaginação e criatividade são fortalecidos, e os resultados efetivos podem ser observados.

Para saber mais acesse:

http://twinery.org/

https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/502

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2015.

FÁVERO, L.L. & KOCH, I.V. Linguística Textual – Introdução. São Paulo: Cortez. 1983.