O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse transtorno é comum em crianças e adolescentes e, em mais da metade dos casos, ele acompanha o indivíduo durante a vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
- Desatenção
- Hiperatividade-impulsividade
Na infância, o TDAH em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e, geralmente, “estabanadas” ou “ligadas por um motor”.
Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Geralmente as crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades em cumprir regras e limites.
Diagnóstico
Não existe nenhum exame ou teste psicológico que permita fazer o diagnóstico desse transtorno. Dessa forma, o TDAH deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo e/ou psicopedagogo que farão o levantamento de queixas, sintomas e relatos sobre o comportamento da criança em casa e em atividades sociais.
Os professores são muito importantes nesse processo diagnóstico devido à sua condição privilegiada de observação do comportamento da criança.
Em sala de aula é possível observar uma grande variedade de situações como: atividades individuais dirigidas, atividades em grupo e a interação com adultos e crianças de diversas idades.
Tratamento
O programa de tratamento do TDAH deve incluir três componentes: informação, medicação (quando necessário) e recursos psicoterápicos.
A necessidade de uso de medicação deve sempre ser decidida pelo médico, e o medicamento deve ser escolhido respeitando as particularidades de cada caso.
A psicoterapia, além de contribuir com informações científicas acerca do transtorno, contribui com estratégias de manejo comportamental para melhorar os sintomas e questões relacionadas à autoestima.
Estratégias para o manejo do comportamento de alunos com TDAH no contexto escolar:
·Identifique as habilidades e talentos do aluno.
·Organize uma rotina, isso beneficiará todos os alunos, principalmente os que apresentam TDAH.
·Mantenha o aluno mais próximo do professor e mais distante dos distratores.
·Realize intervalos entre as atividades, isso contribuirá para o aumento da atenção concentrada e redução da impulsividade.
·Lance mão de muita criatividade e afetividade, buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno.
Para saber mais
Referências
BARKLEY, R. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Autêntica Editora, 2020. Disponível em:<https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/> acesso em 2021.
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Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Tratamento com medicação para TDAH – Quais são os tipos de remédios? 2012. Disponível em:. <http://pt.scribd.com/doc/235688387/CID-10-Classificação-Dos-Transtornos-Mentais-e-de-Comportamento-OCR>. Acesso em: 26 de out.de 2021.
BARKLEY, R. A. & Colaboradores. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Manual para diagnóstico e Tratamento. 3 ed. Artmed Porto Alegre, 2008.
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