Resumo da resenha do Rev. Robinson Grangeiro sobre o livro: MACCULLOUGH, Marti et al. Fundamentos pedagógicos. São Paulo: ACSI – Brasil, 2005
A resenha de “Fundamentos Pedagógicos”, livro organizado por Marti MacCullough, destaca a aplicação de princípios bíblicos na educação, orientando educadores cristãos a desenvolver uma estrutura pedagógica que alie fé e ensino. A obra faz parte de uma trilogia publicada pela ACSI, e este volume foca em aspectos práticos, buscando capacitar educadores a auxiliar os alunos a se tornarem mais semelhantes a Cristo.
No primeiro capítulo, MacCullough, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Bíblica da Filadélfia, explora como os seres humanos aprendem e critica o ecletismo metodológico, defendendo que uma filosofia educacional deve se basear em uma cosmovisão cristã. Ela enfatiza um modelo de ensino interativo, onde o professor e o aluno trabalham juntos, e sugere que a verdade é externa à mente, mas acessível, pois a mente foi criada para conhecê-la.
Harro Van Brummelen, no segundo capítulo, trata do desenvolvimento de um currículo cristão que não apenas transmita conhecimentos, mas ajude os alunos a compreender o propósito da vida – amar a Deus e ao próximo. Ele apresenta diretrizes para elaborar currículos que integrem a narrativa bíblica (criação, queda, redenção e consumação), além de princípios como o grande mandamento e o discipulado.
Timothy Heaton e Brian Coon abordam a avaliação no contexto cristão no terceiro capítulo, discutindo como a avaliação pode ser usada para incentivar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida. Eles propõem que a avaliação não seja apenas para medir conhecimento, mas para ajudar os alunos a verem o mundo sob uma perspectiva bíblica.
O quarto capítulo, de Milton Uecker, foca no desenvolvimento moral e do caráter. Ele defende que a formação do caráter é central para a educação cristã e que, ao contrário do construtivismo, que vê a aprendizagem como uma construção
individual, a educação cristã visa a transformação do aluno, baseada nos valores bíblicos.
Jerry Haddock, no quinto capítulo, explora a filosofia e prática da disciplina em uma escola cristã. Ele rejeita a visão construtivista que considera a disciplina prejudicial e defende uma abordagem relacional e bíblica, que reconhece a natureza pecaminosa do ser humano e o papel dos pais como autoridades primárias.
Sharon R. Berry discute a inclusão de alunos com necessidades especiais, considerando a diversidade de excepcionalidades (físicas, emocionais e cognitivas) e sugerindo adaptações no programa educacional.
Por fim, James Braley fala sobre preparar os alunos para o mundo. Ele defende que o sucesso de uma escola cristã se reflete na atuação dos alunos e ex-alunos no mundo, como testemunhos vivos da fé. O livro combina solidez teórica com orientações práticas para que educadores possam aplicar os fundamentos bíblicos no ensino diário.